Margaridas fazem lançamento da Marcha 2023

A 7ª edição da Marcha das Margaridas está prevista para ser realizada em agosto de 2023 e foi lançada nesta sexta, 29, na Casa da Resistência das Mulheres, em Belém, durante o Fórum Social Panamazônico – FOSPA;

Lançamento da Marcha das Margaridas 2023 na Casa da Resistência das Mulheres, X FOSPA. Crédito: Fran Ribeiro/SOS Corpo.

A Casa de Resistência das Mulheres, atividade do X Fórum Social Panamazônico (FOSPA), encerrou sua programação desta sexta-feira, 29, com o lançamento da Marcha das Margaridas 2023. A marcha que no próximo ano chega a sua sétima edição é uma ação estratégica das mulheres do campo, da floresta, das águas e das cidades que culmina em grande ato na capital federal – Brasília, integrando a agenda permanente do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), CONTAG, FETAGRI e de dezenas de movimentos feministas e de mulheres. A última marcha aconteceu em 2019 e reuniu cerca de 70 mil mulheres.

Nesta sexta, estiveram na mesa de lançamento da 7ª marcha: Cledineuza Bizerra Oliveira, do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB); Lucia Ferreira, do MAB; Mazé Morais, da CONTAG; Ângela de Jesus e Camila Castro, da FETAGRI/PA, Larissa Moraes, da JPT, Inara Tavares, representando as mulheres indígenas, Nilde Sousa e Elza Santiago, da AMB. Além disso, representantes da CUT, CTB, MMNEPA, CEDENPA, GMB, FMAP, MMCC e Sindicato dos Bancários também participaram do evento.

Lançamento da Marcha das Margaridas 2023 na Casa da Resistência das Mulheres, X FOSPA. Crédito: Lara Buitron/AMB.

Ao final do lançamento, as mais de 100 pessoas presentes ao evento saíram em cortejo desde o auditório do Setorial Básico 1 até a Tenda da CONTAG, no estacionamento ao lado do auditório Benedito Nunes, entoando o canto “Olha Brasília está florida/Estão chegando as decididas/Olha Brasília está florida/É o querer, é o querer das Margaridas”, entre outras palavras de (des)ordem, exaltando a Marcha das Margaridas e a resistência das mulheres.


Leia também: