Articulação de Mulheres Brasileiras participa de Marcha de Abertura do X Fórum Social Panamazônico

Ato foi realizado na última quinta, 28, com saída da escadinha, na Av. Presidente Vargas no centro de Belém-PA

Marcha do X Fospa toma as ruas em Belém/PA. Crédito: Cris Cavalcanti/AMB.

O X Fórum Social Panamazônico (FOSPA) foi aberto na tarde da última quinta-feira, 28, com uma marcha que saiu da escadinha da Estação das Docas, cruzou a Avenida Presidente Vargas, e se encerrou com um grande ato na Praça Waldemar Henrique, no centro de Belém. Diversa e potente, a marcha tomou as ruas e contou com a presença de lideranças indígenas, ribeirinhas, camponesas e urbanas, feministas da esfera local, regional e internacional.

A AMB esteve presente com cerca de 80 mulheres de quatorze estados, mais o Distrito Federal: Pará, Amazonas, Roraima, Amapá, Tocantins, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Bahia, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro. Sandra Brandão, do Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense, explica que o FOSPA é uma conjunção dos diversos países da América Latina que abarca a nossa Floresta Amazônica. “O intuito é exatamente discutir as nossas terras, rios e florestas. E o ato de abertura foi uma performance cultural dos diversos países representantes em prol da defesa da floresta Amazônica. A AMB, como sempre, estava representada na sua diversidade e assim caminhamos juntas num grande ato”.

Concentração da Marcha do X Fospa. Crédito: Cris Cavalcanti/AMB.
Encerramento da Marcha do X Fospa. Crédito: Desconhecido.

Sobre o X FOSPA: Levantando pautas sobre a realidade amazônica e propondo ações de resistência e luta dos povos, o Fórum reúne ativistas e militantes dos nove países da Pan-Amazônia: Brasil, Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, além de outros países da Europa e Ásia. A programação da Casa da Resistência das Mulheres, uma das cinco Casas do Saber e Sentir do FOSPA, está disponível aqui!

Confira também

A Rádio ZAP AMB com um entrevista especial e nossa fala no ato de abertura, em Belém: