Mulheres e Democracia: A democracia que queremos

2º Painel realizado na Casa da Resistência das Mulheres, X FOSPA. Crédito: Fran Ribeiro/SOS Corpo.

A Casa da Resistência das Mulheres segue sua programação no X FOSPA, e na manhã desta sexta-feira, 29, o tema do segundo painel foi “Mulheres e Democracia: a democracia que queremos”, com as ativistas Masra Abreu, da AMB/Brasil; Elvira Garcés, da Colômbia e Cecilia Olea, do Peru.

Masra Abreu, ativista da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), considera que o painel foi muito rico, apesar do pouco tempo para aprofundar uma questão tão complexa. “O tema requer ar pra pensar, né, essa questão sobre qual democracia a gente pode construir, que formato de existência a gente pode ter. Então é muito importante ter tantas mulheres, de tantos países, que compõem essa Amazônia, que é um ponto de resistência do mundo inteiro. São as mulheres que estão na frente de uma resistência da sustentabilidade da vida”, finalizou Abreu.

Quando ao trabalho ativo de resistência realizado por essa coalizão de países latinos, Masra completa: “já existem elos fortes, e a gente precisa fortalecer mais, porque a Amazônia está em risco, os povos originários estão cada vez mais em risco, sobrevivem a um genocidio há muito tempo, e estarmos fortalecidas em uma organização permite com que a gente consiga avançar, resistir e lutar”.

A mediação da mesa foi de Nelita Frank, do NUMUR/AMB/Brasil; e a relatoria ficou a cargo de Elisangela Pinto, do MMNEPA/AMB/Brasil; e Cecilia Olea, do Instituto Flora Tristan, do Peru.

2º Painel realizado na Casa da Resistência das Mulheres, X FOSPA. Crédito: Fran Ribeiro/SOS Corpo.

Confira também

A Rádio ZAP AMB com o balanço dos painéis no primeiro dia de atividades na Casa da Resistência Feminista: