Boletim AMB Especial: Março de Luta Feminista!

É com carinho que apresentamos um Boletim Especial da Articulação de Mulheres Brasileiras sobre nosso mês de lutas feministas em março de 2022! Aqui você vai encontrar um breve apanhado dessa construção, de nossas ações e lutas nesta jornada intensa. A sessão Giro AMB circulou por dezessete estados, em que a Articulação está presente, para contar um pouco dessa história. No boletim você pode acessar mais informações e fotos clicando nas indicações de “saiba mais” contidas abaixo dos textos nas páginas – ou indo direto nas matérias aqui em nosso site www.ambfeminista.org.br – que está recheado de notícias sobre o 8 de março e este mês de luta!

Fechando essa edição especial, trazemos o balanço de nossa comunicação feminista, neste 8 de março, nas ruas e nas redes. Então vem com a gente!

Eu já falei vou repetir, a AMB está aqui!

A AMB vem de uma construção histórica relacionada ao 8 de março, com seu jeito próprio de fazer política, baseado nos princípios feministas antissistêmicos e na crítica ao modo de organização centralizadora e hierarquizada, uma aposta na capacidade de realizar a ação coletiva com a força do movimento articulado, refletindo a diversidade de nossas companheiras e de nossas lutas.

Este ano, com os desafios conjunturais de construir o movimento social em meio ao governo conservador e fundamentalista, denunciamos por todo país as catástrofes nacionais – ambientais, sociais, políticas e econômicas – que têm acometido a vida da população, sobretudo mulheres e crianças. Com nosso acúmulo em relação a atuação política estivemos organizadas, incidindo nos territórios e realizando ações coletivas através de nossos agrupamentos locais, fortalecendo e visibilizando a luta, com o mote: “Pela vida das mulheres do campo, da cidade, da floresta e das águas. Bolsonaro nunca mais. Por um Brasil sem machismo, sem racismo, sem LGBTfobia e sem fome!”

Estivemos mobilizadas nacionalmente, pra dentro e pra fora de nossa Articulação. A AMB realizou, por meio de plenarinhas virtuais sistemáticas, debates internos sobre estratégias de articulação das nossas lutasna construção do 8 de março, dialogando sobre antirracismo, fim da violência contra as mulheres, legalização do aborto e justiça sócio-ambiental e econômica. Também construímos, em aliança com parceiras e movimentos feministas, o 8 de março unificado nacional contribuindo para a visibilidade e destaque da luta “Pela Vida das Mulheres” de forma a fortalecer o feminismo no Brasil em nossas bandeiras de luta e ação. Os atos unificados por todo o Brasil gritaram pelo fim do bolsonarismo e deste governo da morte. Mostramos nossa força nas ruas, abrindo os atos massivos deste ano, que promete ser de muita luta! Nesse 2022 temos uma missão: articular entre nós e nossas parceiras para derrubar o capetão, combater tudo que ele significa. Por isso nosso março de lutas foi tão importante, é a partir dele que iremos nos guiar em direção à esperança de um país mais justo, no sentido da garantia de nossos direitos e livre de violência contra as mulheres.