AMB-RJ lança vídeo sobre dignidade menstrual. Confira;

O vídeo “Dignidade Menstrual – Um direito Conquistado”, lançado nesta sexta-feira (5), foi produzido pela Articulação de Mulheres Brasileiras do Rio de Janeiro e contou com direção de Angela Freitas e roteiro de Juliana Leite, colaboração de uma equipe de militantes e profissionais, além da arte de Ana Carolina Koth Alves, que ganhou 1º lugar na categoria Artes Visuais do Concurso (Re)PRODUZA JUSTIÇA 2021/ Girl Up Nise da Silveira.

O vídeo trata da Lei no 14.214 que entrou em vigor este ano (2022), pela qual pessoas em situação de vulnerabilidade passam a ter acesso gratuito a absorventes higiênicos: um avanço para superar situações constrangedoras da pobreza menstrual. Pollyana Abreu, que é uma das entrevistadas pelo vídeo, compartilhou seu depoimento em relação a falta de acesso por que passa. “Nossa eu me viro, véio! Eu ponho papel higiênico dentro, entendeu? Ou talvez, se não tiver isso nem o outro, talvez fique sem nada. Aí eu fico com vergonha, entendeu?” disse ela.

Segundo trecho da pesquisa Pobreza menstrual no Brasil – desigualdades e violações de direitos (UNICEF/ UNFPA): “É evidente que entraves para acessar direitos menstruais representam barreiras ao completo desenvolvimento do potencial das pessoas que menstruam. Por isso, é fundamental que se investigue mais profundamente o tamanho do impacto econômico na vida delas, que pode gerar reflexos ao longo da vida adulta. Além das questões econômicas, garantir a dignidade menstrual vai ao encontro da garantia dos direitos sexuais e reprodutivos, sendo também uma maneira de assegurar o direito à autonomia corporal e à autodeterminação para as meninas, meninos trans e pessoas não binárias que menstruam.”

Créditos:

Roteiro: Juliana Leite

Direção: Angela Freitas

Apoio: Ivanir dos Santos

Fotografia: Amara Barroso

Edição: Natara Ney

Curadoria de imagens para motion: Patrícia Alves Dias

Motion Graphics: Dinho Marques

Locução: Viviane Nascimento

Legendas: Leandro Pereira

Contatos: Aparecida de Jesus

Entrevistadas: Ingrid, Pollyana e Degeane

Este vídeo usou imagens de: Estado de Minas, Rede Brasil Atual, Revista Brado, Galileu, Forum, JusBrasil, Prensa, Veja Saúde, Racismo Ambiental, Patio Hype, Bahia sem Fronteiras, Maranhão Hoje, Amazonas Atual, Uol, Maré OnLine, Diário de Canoas, GZH Saúde, EPSJV Fiocruz, Correio da Bahía, Jornal da Cidade/ MG, PNotícias/BA, Brasil UM e do site Pexels.

AGRADECIMENTOS: a toda a equipe; a Ana Carolina Koth Alves pela autorização de uso da sua arte, que ganhou 1º lugar na categoria Artes Visuais do Concurso (Re)PRODUZA JUSTIÇA 2021/ Girl Up Nise da Silveira; às galeras da Ocupação Colombo, do Projeto Curados para Curar, da LOX e a Gilvan Barreto.

Confira o vídeo nesta postagem ou acesse aqui em nosso canal de youtube!