Violência gratuita, racista e seletiva da Polícia Militar no ato #29M em Pernambuco

O Fórum de Mulheres de Pernambuco repudia a ação violenta da polícia militar do estado de Pernambuco contra a manifestação pacifica ocorrida neste sábado, 29 de maio. Nós fizemos parte da construção desse ato que exigia vacina no braço, comida no prato, renda básica pra sobreviver e o fim do governo miliciano de Jair Bolsonaro, que agrava o genocídio do povo negro, com uma política de despejos, desemprego, violência e fome.

A coordenação do ato, preocupada com a vida, foi profundamente responsável com as medidas sanitárias. As imagens mostram o distanciamento, o uso de máscara e a distribuição de álcool 70 ao longo da passeata. Mostram também a grandiosidade da participação de diversos movimentos sociais, que seguirão unidos na luta para pôr fim ao genocídio que estamos enfrentando.

A ação truculenta da PM obedeceu a uma ordem pois as imagens mostram o grau de planejamento e o tempo de duração. Não se tratou de espontaneísmo de policiais desequilibrados. O governo afirma que não autorizou essa ação violenta, então é preciso tomar medidas enérgicas. Não basta afastar quem chefiou o ataque contra os manifestantes.

Exigimos a exoneração dos responsáveis e a troca de comando da PM, para que novas operações como essa não se repitam, atentando à segurança e à integridade dos manifestantes e ameaçando a democracia. Exigimos também a apuração de responsabilidade e devida punição do secretário de segurança.

Não é possível para um governo estadual posicionar-se pela democracia e atirar bombas e balas contra manifestações democráticas. Viemos também denunciar a prática arbitrária e racista da polícia, ao deter 4 pessoas negras, e só liberar após fiança, mesmo tendo sido elas que sofreram violência sem terem cometido qualquer crime. Exigimos a reparação financeira, destas fianças descabidas.

É o momento de interromper a escalada do fascismo em nosso país e em todas as instituições públicas. Exigimos do Governo de Pernambuco – nas figura do Governador Paulo Câmara @paulocamara40 e da Vice Luciana Santos @lucianasantos_65 , o compromisso com a forte tradição democrática desse estado.

Saudamos a todos e, especialmente, todas as parlamentares e advogades populares que estiveram à frente da batalha tentando evitar a violência da PM para com os manifestantes. Saibam que estamos juntas, e a vocês o nosso axé! E conclamamos a todos os movimentos sociais, os movimentos feministas, sindicais, juvenis, periféricos e todos os partidos de esquerda a continuarmos juntos nesta luta.

Vamos exigir a punição dos responsáveis pela violência policial em Pernambuco. Vamos derrubar o governo Bolsonaro e Mourão. Que possamos construir uma onda de luta popular por justiça e democracia no Brasil e em Pernambuco.

Fórum de Mulheres de Pernambuco, 31 de maio de 2021.