Um mês sem respostas para a morte de Ana Caroline Sousa Campêlo

O Levante Nacional Contra o Lesbocídio convoca a sociedade, entidades lésbicas e a imprensa nacional para participarem das atividades em memória de Ana Caroline Sousa Campêlo, brutalmente assassinada em 10 de dezembro de 2023. Nos dias 10 e 13 de janeiro serão realizadas atos em várias cidades do Brasil. Também ocorrerão mobilizações virtuais e um um tuitaço por justiça para Carol, no dia 10.

Ana Caroline era uma trabalhadora de 21 anos, lésbica, negra, não-feminilizada, nordestina, e funcionária de um posto de gasolina que tinha muita alegria em viver. Recentemente, casou-se com sua namorada, mas, durante a madrugada do dia 10 dezembro de 2023 foi sequestrada quando saia do trabalho. Seu corpo foi encontrado com sinais de tortura e mutilações brutais que chocaram Maranhãozinho e o Brasil, deixando a família e amigas(os) devastadas.

Entidades lésbicas de todo o Brasil formaram o Levante Nacional Contra o Lesbocídio, exigindo respostas e celeridade na solução do crime. O lesbocídio é definido como “a morte de lésbicas com forte componente ou motivada essencialmente por lesbofobia ou ódio (lesbo-ódio), repulsa e discriminação contra a existência lésbica” (Soares, Dias, 2022). Sendo catalogado como um tipo de feminicídio e crime de ódio. O Levante Contra o Lesbocídio está denunciando e exigindo:

  • A imediata investigação do lesbocídio de Ana Caroline;
  • A investigação de todos os lesbocídios ocorridos no Brasil;
  • O apoio às viúvas, ex-companheiras e familiares das vítimasatravés de suporte psicológico, econômico e jurídico;
  • A implementação da Lei Luana Barbosa a nível nacional;
  • A implementação de um calendário nacional de enfrentamentoao lesbocídio;
  • Realização da coleta, processamento e análise de dadosproduzidos pelo Estado Brasileiro sobre a
    população lésbica que orientem a criação de políticas públicas específicas para estegrupo;
  • Tipificação do crime de lesbocídio.

Chamamos a imprensa nacional e internacional para cobrar autoridades, pois já estamos UM MÊS SEM RESPOSTAS!

A lesbofobia mata diariamente, basta de lesbocídio!

Mobilize-se nas redes sociais, participe das atividades em várias cidades e do grande ato tuitaço no dia 10/01, usando as hashtags: #justiçaporcarol #lesbocidio #contraolesbocidio #violenciamasculina #lesbofobia.

Marque e siga a página @contraolesbocídio nas suas publicações! Colabore compartilhando informações e materiais preparados para postagens disponíveis!

Construa uma atividade no seu bairro ou cidade! Para mais informações, fale pelo e-mail [email protected].

Exigimos justiça por Carol e repudiamos o lesbocídio!