Seminário aborda os impactos do Acordo Mercosul na vida das mulheres

Nos dias 9 e 10 de novembro aconteceu, no Rio de Janeiro, o seminário “Os impactos do Acordo Mercosul – União Europeia na vida das mulheres: Precarização, perda de emprego e pobreza”.

Foto: Instituto Equit.

Depois de quase 30 anos de acordos de livre comércio na América Latina e no Caribe, o seminário continuarmos a avaliar seus impactos na vida de mulheres e corpos dissidentes. Uma vez que tais acordos aprofundaram um modelo econômico vinculado ao extrativismo e à expansão do agronegócio, à violação dos direitos humanos e o deslocamento de indígenas e camponeses de seus territórios originais.

Além disso, esses tratados levaram os Estados a privatizar os serviços públicos e a mudar as políticas nacionais em favor das empresas transnacionais e em detrimento dos direitos das/dos trabalhadorxs rurais e urbanos.

Foram dois dias de muito debate, trocas de experiências e diálogo com mulheres de toda a América Latina para pensar o futuro para os nossos povos, um futuro com mais justiça social, sustentabilidade e pautado pela ótica do cuidado.

Fonte: Instituto Equit

Foto: Instituto Equit.