São Paulo realiza o V Encontro Feminista Paulista

Com a cara, coragem e pouco dinheiro no bolso, mulheres de diversos movimentos realizaram o V Encontro Feminista Paulista, no dia 28 de outubro de 2023, na Galeria Olido, no Centro de São Paulo.

Encontro Estadual Feminista SP. Foto: Marta Baião.

Foram 4 meses de preparação e 40 anos de espera desde a realização do IV Encontro. Impulsionadas pelo desejo de transformação e fortalecimento dos nossos feminismos diante da eleição da extrema direita no governo de SP, laçamos a seguinte pergunta- mote do Encontro: “COM QUAIS FEMINISMOS SE FAZ A REVOLUÇÃO?”

A participação das mulheres foi de uma grandeza absoluta e bastante potente, foram 295 inscrições contando com a participação ativa de 195 mulheres.

Construíram e participaram do encontro os movimentos e coletivos: AMB-SP, CIM Centro Informação Mulher, Centro Dandara (SJC), Coalizão Nacional de Mulheres (SP), Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro (SP), Mal-Amadas Teatro Feminista, Movimento de Mulheres Olga Benario, União de Mulheres de SP, Rede Panapanã de Mulheres do Noroeste Paulista, União das Mulheres Muçulmanas no Brasil (UMMB), Frente regional de enfrentamento a violência contra a mulher abcdrrm, Coletivo Florescendo Mulheres, Associação Mulheres pela Paz, Coletivo Mulheres Caiçaras, Coletivo Bennu – Araraquara, Coletiva Livre Nacional de Mulheres e Saúde Mental Antimanicomial, Campanha Levante Feminista Contra o Feminicídio SP, Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher-Taubaté, Promotoras Legais Populares de São Bernardo do Campo.

A militância da #AMB-SP não poupou esforços para fazer do Encontro um importante momento de articulação e trocas, participando de todo processo desde o início de sua organização e coordenação.

A partir do encontro será produzido um documento com propostas e encaminhamentos das nossas próximas ações, dentre elas, um chamado aos movimentos em todos os estados para a realização do Encontro Feminista Brasileiro.