Conheça a identidade visual do 8 de março AMB 2022

O 8 de março está chegando, faltam poucos dias para essa data de luta e solidariedade feminista, em que queremos encher as ruas do Brasil de mulheres.

Quem acompanha nossas redes viu que temos lançado vários materiais para este momento de “esquenta” que antecede o dia de luta. E você que ainda não viu pode conhecê-los aqui. São diversos materiais que recordam, reforçam e potencializam nosso desejo de um mundo mais justo, e foram trabalhados a partir do Manifesto da Articulação de Mulheres Brasileiras para este 8 de março 2022. Não é por acaso que esta identidade visual foi construída assim, cheia de detalhes e personagens, mostrando como somos diversas e estamos organizadas para a luta em muitos estados – com nossas cores, nossa estética e o nosso artivismo.

Detalhe da matriz em linóleo com cor marrom claro, da gravura que ilustra a Campanha 8M. Sobre a borracha sintética, o desenho em relevo.
#PraTodesVerem: Detalhe da matriz, da gravura que ilustra a Campanha 8M AMB, em linóleo com cor marrom e preto. Sobre a borracha sintética, o desenho em relevo.


A ideia desta arte foi construir “uma imagem de encontro entre mulheres diversas em nossos contextos de luta”, foi o que propôs a artista visual pernambucana Luiza Morgado, responsável pela concepção e confecção da tela. Assim, foram esculpidas “personagens-chaves e a trança da AMB dialogando com cada uma. A trança segue pela imagem e vai interagindo com mulheres, de diversas formas. Além das personagens, e da trança que as une, se tem alguns elementos-chave como o estandarte da AMB, megafone, punhos erguidos, bandeira, cartaz”, destacou Luiza.

A arte original utiliza uma técnica artesanal chamada de linogravura, que consiste na gravação da imagem sobre linónio – um tipo de material parecido com emborrachado, muito usado no século XIX para se fazer pisos. É um processo de gravura semelhante à xilogravura, onde a impressão também é realizada de forma artesanal através de uma prensa.

Seguido de sua confecção, optou-se por colorir a arte digitalmente para trazer mais possibilidades, inserir as cores AMB (laranja, roxo e verde) por meio do trançado da logo marca da Articulação e incorporar a construção de peças gráficas de forma mais dinâmica – parte que foi trabalhada pela designer Jéssica Nunes. Juntas as duas artistas têm construído os materiais deste ano, manifesto, camisetas, faixas, cards e outros elementos digitais. E foram acompanhadas por uma equipe responsável por toda a parte de comunicação durante essa jornada de 8 de março da AMB, em 2022.


Gravura em roxo sobre fundo branco. No alto da gravura, escrito em uma fita: Pela Vida das Mulheres. Abaixo, mulheres diversas em diferentes situações. No rodapé, Articulação de Mulheres Brasileiras. Uma trança em tiras de tecido nas cores da AMB, laranja e verde, perpassa por toda a imagem.
#PraTodesVerem: Gravura em roxo sobre fundo branco. No alto da gravura, escrito em uma fita: Pela Vida das Mulheres. Abaixo, mulheres diversas em diferentes situações. No rodapé, Articulação de Mulheres Brasileiras. Uma trança em tiras de tecido nas cores da AMB, laranja e verde, perpassa por toda a imagem.
Fotografia com o detalhe da matriz de xilogravura do Manifesto 8 de março de 2022. Uma placa de linóleo de cor amarronzada, com vincos que ressaltam os desenhos. No detalhe, uma mulher segura um estandarte da Articulação de Mulheres Brasileiras e uma mulher com chapéu que segura uma bandeira.
#PraTodesVerem: Fotografia com o detalhe da matriz de xilogravura do Manifesto 8 de março de 2022. Uma placa de linóleo de cor amarronzada, com vincos que ressaltam os desenhos. No detalhe, uma mulher segura um estandarte da Articulação de Mulheres Brasileiras e uma mulher com chapéu que segura uma bandeira.
8M. Sobre a borracha sintética, o desenho em relevo: No alto, escrito invertido: Pela Vida das Mulheres. Abaixo, diversas mulheres em diferentes situações. Uma mulher segura o estandarte da Articulação de Mulheres Brasileiras. Algumas mulheres batem tambores, uma fala ao megafone. Uma mulher indígena com o braço erguido, outra, segura um cartaz escrito: “Contra o fundamentalismo”. Uma mulher segura um bebe no colo e duas mulheres negras fazem selfie. Uma mulher cega ergue a bengala, enquanto outra, usa máscara e ergue uma bandeira. Na parte inferior, escrito invertido: Articulação de Mulheres Brasileiras.
#PraTodesVerem: Sobre a borracha sintética, o desenho em relevo: No alto, escrito invertido: Pela Vida das Mulheres. Abaixo, diversas mulheres em diferentes situações. Uma mulher segura o estandarte da Articulação de Mulheres Brasileiras. Algumas mulheres batem tambores, uma fala ao megafone. Uma mulher indígena com o braço erguido, outra, segura um cartaz escrito: “Contra o fundamentalismo”. Uma mulher segura um bebe no colo e duas mulheres negras fazem selfie. Uma mulher cega ergue a bengala, enquanto outra, usa máscara e ergue uma bandeira. Na parte inferior, escrito invertido: Articulação de Mulheres Brasileiras.