Roda de diálogo, no agreste de Pernambuco, reúne mulheres em alusão ao dia internacional da mulher negra, latino-americana e caribenha

Foto: Dani Melo/FMPE.

Na manhã da última terça-feira (27), o Fórum de Mulheres do Agreste de Pernambuco realizou uma roda de diálogo no Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR, no município de Bom Jardim, em alusão ao 25 de Julho – Dia da internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha.

Com debates sobre antirracismo, enfrentamento à violência policial e violência contra as mulheres, o espaço contou com a presença de 22 mulheres e duas crianças, em sua maioria mulheres negras e agricultoras de municípios da região, dentre eles Orobó e Bom Jardim,.

A roda foi organizada pelas militantes do Fórum, que deram início ao encontro com uma breve apresentação sobre a atuação do Fórum de Mulheres de Pernambuco e Articulação de Mulheres Brasileiras, na região Agreste do estado.

A pauta principal do encontro foi sobre a importância do Julho das Pretas, e de como o racismo interfere na vida das mulheres negras, principalmente na atual conjuntura.

As mulheres relataram um pouco das suas vivências, enquanto negras e agricultoras, e do quanto é difícil viver diante de tanto racismo. Levantaram questões sobre os preconceitos e as violências que enfrentam, mas destacaram também o orgulho em relação a própria a cor.

Geralda Pereira, militante feminista e Assistente social enfatizou, “é muito importante e necessário existir um dia para comemorar a vida, e a luta de nós mulheres negras, pois sofremos diversos tipos de violências, além da exclusão pela sociedade no âmbito do mercado de trabalho e diversas outras áreas.”

Segundo a militante do FMPE, Maria Lúcia Salvino, a violência contra as mulheres é um ato de covardia, “a violência policial acontece principalmente nos atos públicos, onde os movimentos e classes sociais reivindicam seus direitos e muitas vezes são impedidos de lutar e acabam sendo agredidas.”

A Articulação de Mulheres Brasileiras e o Fórum de Mulheres de Pernambuco vêm atuando na luta contra o racismo e realizando diversas atividades que pautam a luta das mulheres negras nesse mês de Julho, bem como todo o ano.

Fotos: Dani Melo/FMPE.