Rede de Mães e familiares de vítimas do terrorismo do estado realizam Encontro Nacional em Fortaleza

Nos dias 17 a 20 de maio aconteceu, em Fortaleza, o V Encontro Nacional de Mães e Familiares de Vítimas do Terrorismo do Estado, nesse simbólico mês que representa a luta e resistência para os movimentos protagonizados por mulheres por memória, justiça, vida e liberdade nas periferias.

O 5o encontro nacional, dessa vez sediado no Ceará, contou com representação de 12 estados e cerca de 120 participantes, reunindo vozes que não se calam em nome de seus familiares, em sua maioria jovens e negros, assassinados ou torturados por ações das polícias nas favelas, comunidades, bairros, casas ou dentro dos espaços de privação de liberdade.

Durante o encontro foi construída uma Carta Pública com reivindicações das mães e familiares vítimas da violência cometida pelo Estado na luta por justiça, para ser apresentada ao governo estadual do Ceará. Na carta foi possível destacar que a juventude negra tem sido o alvo principal da polícia e do projeto genocida do estado brasileiro que não oferece segurança e proteção à população. As mães, esposas, irmãs também são vítimas constantes do terrorismo do Estado, que age para punir, silenciar e invisibilizar suas dores e resistências.

Enquanto o encontro reivindicava o fim da política de morte e dos encarceramentos em massa, nesta semana (dia 24) ocorreu nova ação policial, na zona norte do Rio de Janeiro, resultando em 25 mortes. A chacina é fruto do discurso de “guerra às drogas” que mata e encarcera a juventude negra, extermina a população das periferias e demonstra o projeto miliciano e governamental de descaso com a vida.

Apoiamos e nos somamos a importante luta pelo desencarceramento no Brasil, pelo antiproibicionismo como novo modelo de política de drogas e CONTRA o RACISMO e FASCISMO que violentam, matam e encarceram.

Nos solidarizamos e apoiamos as mães e familiares vítimas da violência e terrorismo do estado, e vítimas dessa nova chacina no Rio de Janeiro.