Projeto Rede AMB

Ação de Fortalecimento da rede
Articulação de Mulheres Brasileiras

O projeto Fortalecimento da Rede Articulação de Mulheres Brasileiras – AMB, apoiado por União Europeia, e executado por SOS Corpo, CFEMEA e REDEH, de agosto 2018 a agosto 2021, tem como objetivo principal contribuir para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Este é um desafio para todas as organizações da sociedade civil brasileira na conjuntura política e socioeconômica na qual estamos inseridas.

Este site ambfeminista.org.br foi criado e é mantido com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade da Articulação de Mulheres Brasileiras e não reflete necessariamente a posição da União Europeia.

Enfrentamento ao covid-19

Não desumanize mulheres negras e de periferia. Dispense todos os serviços de faxineira, diarista ou trabalhadora doméstica. Elas precisam ter garantido o direito de ficar em casa e com seus salários mantidos.
Lutamos pela revogação da EC 95, queremos um SUS universal, público e solidário, que acolha indistintamente todas as pessoas. Um Sistema público de Saúde que se sustente, porque medidas neoliberais como alugar leitos e equipamentos desaparecerão. Mas o SUS não, ele é nosso e precisamos dele sustentável, com recursos e acessível!
Fiquem em casa! É a recomendação que devemos seguir. Mas sabemos que a casa também é um lugar perigoso para muitas mulheres.
A mobilização pelo direito a renda básica foi vitoriosa na Câmara! Agora exigimos do Senado a aprovação imediata desta proposta. Queremos do governo, sua implementação em regime de urgência!

Como o projeto se vincula aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável?


Os ODS 3 e 11 tratam respectivamente de Saúde e Bem Estar e Cidades e Comunidades Sustentáveis.

O ODS 5, Igualdade de Gênero, e 10, Redução das Desigualdades, podem ser diretamente relacionados com a própria existência da AMB.

Já o ODS 16, Paz, Justiça e Instituições Eficazes, tem a ver com a atuação nacional da AMB neste contexto de crise política e socioeconômica que assola o Brasil.

Quem é e como atua a Articulação de Mulheres Brasileiras?

A AMB é uma rede cuja origem está no esforço de articulação do movimento de mulheres brasileiro no processo de preparação para a IV Conferência Mundial sobre a Mulher: Igualdade, Desenvolvimento e Paz, organizada pela ONU e realizada em Pequim (Beijing), em 1995.

 
Tem, entre seus princípios, a definição de sua identidade feminista e o respeito à autonomia organizativa e política dos espaços organizativos que a constituem. Estes espaços são articulações em cada unidade da federação, chamados redes, fóruns, núcleos ou articulações.

Destaca-se, nas duas últimas décadas, o enfrentamento da violência contra as mulheres; a luta pela legalização do aborto; a mobilização crítica da reforma da previdência social, a incidência sobre o orçamento público federal e a elaboração do Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal e a crítica ao modelo de desenvolvimento.

O projeto de fortalecimento da Articulação de Mulheres Brasileiras

Semeadura

 A finalidade deste grupo de atividades é construir espaços de articulação e convergências entre AMB, movimentos locais e nacionais de mulheres, coletivos de mulheres em instituições políticas para incidência na esfera pública em favor de mudanças democratizadoras da política e da sociedade e que possam favorecer a implementação dos ODS 3, 5, 10, 11 e 16.

Adubação

A finalidade deste grupo de atividades é formar lideranças e apoiar sustentabilidade político financeira de planos estratégicos de ação nos territórios e redes de solidariedade local, com foco na ação estratégica local dos agrupamentos

Enraizamento

Este grupo de atividades tem por finalidade subsidiar práticas de gestão estratégica com monitoramento, avaliação e planejamento participativo adequados à ação em rede que é própria de um movimento que valoriza a horizontalidade    

Florescimento

 O florescimento está formulado como a expansão e fortalecimento da AMB. Este grupo de atividades está formado por ações locais e Campanhas nacionalmente articuladas.

Colheita

Denominação adotada para as iniciativas de mobilização social e incidência na defesa de direitos nacionalmente articuladas e realizadas combinando ações públicas e artivismo em prol de mudanças no ambiente político-cultural e institucional favoráveis à efetivação dos ODS.

Partilha

Denominação adotada para as iniciativas de mobilização social e incidência na defesa de direitos nacionalmente articuladas e realizadas combinando ações públicas e artivismo em prol de mudanças no ambiente político-cultural e institucional favoráveis à efetivação dos ODS.