Plenária Nacional 2023 é realizada no Rio Grande do Norte

No último fim de semana de maio, nos dias 27 e 28, a Articulação de Mulheres Brasileiras esteve reunida em Natal, no Rio Grande do Norte, para realizar a Plenária Nacional AMB 2023.

Plenária Nacional 2023, em Natal-RN. Foto: Cris Cavalcanti.

A Plenária reuniu cerca de setenta militantes da AMB, dos 17 estados que compõem a Articulação. Também contou com a participação de aliadas e parceiras de movimentos sociais diversos, entre mulheres rurais, indígenas, negras, setoriais de mulheres de partidos da esquerda brasileira e coletivos feministas. Um destes foi a Articulação Feminista Marcosur que contribuiu no debate sobre os cenários que desafiam nosso feminismo na atual conjuntura da América Latina.

Foi um momento potente de diálogos, nos reencontrando e conectando corpos e mentes na tarefa coletiva de aprofundar nosso feminismo nacionalmente para fortalecer nossas lutas prioritárias nesse contexto de enfrentamento ao fascismo e reconstrução da democracia.

“O esforço foi de debater e organizar a AMB para reforçar ainda mais a presença e a força do campo feminista no intuito de incidir nas lutas antissistêmicas, consolidando e alargando novas e velhas alianças com movimentos parceiros”, enfatizou a Coordenação Nacional da AMB em comunicado às suas militantes.

Plenária Nacional 2023, em Natal-RN. Foto: Iasmim Paiva.

“Vamos construir coletivamente uma visão crítica afinada de nós enquanto Articulação de Mulheres Brasileiras, com o conjunto das nossas militantes, que nos permita atuar inclusive ampliando o diálogo, mas sem perder a perspectiva política de nossas lutas prioritárias e do nosso ideal de transformação do mundo pelo feminismo popular e antissistêmico” destacou a coordenação nacional.

Durante a plenária também houveram momentos de cuidado coletivo com provocações sobre qual o sentido da militância feminista para cada uma presente, “quem sou eu e como posso contribuir” com a construção de um movimento feminista fortalecido, e ainda momento para pensar quais forças posso organizar em mim para prosseguir na luta feminista.  

Plenária Nacional 2023, em Natal-RN. Foto: Iasmim Paiva.
Plenária Nacional 2023, em Natal-RN. Foto: Iasmim Paiva.