NOTA da Articulação de Mulheres Brasileiras sobre os atos do dia 12 de setembro

A Articulação de Mulheres Brasileiras está na construção da luta contra Bolsonaro desde o #elenão e segue firme com a palavra de desordem #ForaBolsonaroeMourão, exigindo nova eleição e democracia real.

Mas não convocamos e não vamos ao ato do dia 12 de setembro porque não nos juntamos com golpistas e fascistas. Quem convocou este ato foi o Movimento Brasil Livre (MBL) e Vem Pra Rua (VPR), movimentos que apoiaram o golpe em 2016, sustentaram a subida de Bolsonaro, que se utilizaram de estratégias de difamação misóginas e racistas, que tentaram matar a memória de Marielle Franco e que não escondem o seu caráter antidemocrático.

Depois dos arroubos criminosos do dia 7 de setembro, Bolsonaro tenta se recompor com falsas desculpas à nação. Neste momento, as mulheres, novamente, dizemos não!

Estaremos juntas com aqueles movimentos que estão na resistência e querem ir além. Estamos na para derrubar Bolsonaro agora – em 2021 – e com quem enfrenta o patriarcado e o racismo no cotidiano de nossas vidas. Denunciamos desde sempre o caráter fraudulento das eleições passadas e exigimos a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão! Somamo-nos com quem tem lutado contra a recolonização do nosso país, a domesticação dos nossos corpos e se insurge contra a derrocada dos direitos das mulheres, dos povos indígenas, dos negros e das negras e de todo mundo que vive do seu trabalho.

Nós, feministas, lutamos contra esse governo que mata. Mata de Covid, de fome e de tiro. Nós nos insurgimos contra essa articulação no poder que congrega forças fundamentalistas militares, milicianos, religiosos e negacionistas, o empresariado do boi, da bala e dos bancos. Queremos um governo civil!

Levantamo-nos contra estes machões que batem continência pra bandeira americana e insuflam a violência contra as mulheres, a população LGBTQIA+, o povo preto e periférico.

Por todas nós que sofremos nos cárceres, nas casas e nas ruas, nos campos, nas cidades, nas águas e nas florestas a dor de ser quem somos, nós nos levantamos contra esse governo fascista, misógino, racista e capitalista.

Estaremos na rua lutando para derrubar Bolsonaro com as forças democráticas e, sempre, buscando construir outro mundo onde a gente possa viver em plenitude nossos direitos humanos, buscando o bem viver e a alegria de quem luta pela liberdade!

#ElesNão!

Fora Bolsonaro e Mourão e todos os golpistas!

Vamos derrubar o governo.