Não é uma tragédia ambiental, vivemos uma tragédia política!

Nos últimos dias, a Região Metropolitana do Recife entrou em estado de calamidade pública. A cidade ficou debaixo de água. Milhares de pessoas perderam tudo. Até agora temos notícias de mais de 100 mortes (atualizado em 01 de junho) e dezenas de pessoas estão desaparecidas.

O projeto de destruição ambiental do Brasil e as tragédias vividas pelo país nos últimos meses são dois lados da mesma moeda. O racismo ambiental e o enorme desrespeito pela vida das pessoas conecta, nesse momento, as políticas das prefeituras da Região Metropolitana do Recife, do governo do Estado de Pernambuco e do governo federal. Os responsáveis são os mesmos que agora fingem comprometimento e posam de forma oportunista ao lado das famílias atingidas.

O poder público tem se mostrado incompetente, deixando que a população assuma as responsabilidades e funções do Estado, dos bombeiros e da defesa civil, vizinhos de juntando para tirar corpos dos escombros, alimentar funcionários de limpeza, contratar tratores para tirar a lama e recolhendo e distribuindo doações. Quando, na verdade, é de responsabilidade dos governos garantir a proteção social e funcionamento dos serviços públicos. E é em meio ao abandono do Estado que o Fórum de Mulheres de Pernambuco exige mudanças! Precisamos de políticas pública de habitação e saneamento básico que combatam a pobreza e o racismo ambiental e precisamos já!

Não é uma tragédia ambiental. Vivemos uma tragédia política!

Assista o vídeo produzido pela Fórum de Mulheres de Pernambuco e Articulação de Mulheres Brasileiras e ajude a ampliar a denúncia: