Não à cassação dos mandatos das deputadas federais – ISSO É GOLPE !!!

Ato contra a cassação das deputadas federais do PSOL e PT no Congresso Nacional, em Brasília. Foto: Acervo AMB.

Nós, organizações que representam o movimento social de mulheres feministas, mulheres negras, brancas, indígenas, quilombolas, mulheres com deficiência e trabalhadoras do campo e da cidade, vimos manifestar nossa indignação e protesto diante da tentativa de cassação dos mandatos das deputadas federais Célia Xakriabá (PSOL), Erika Kokay (PT), Fernanda Melchionna (PSOL), Juliana Cardoso (PT), Sâmia Bomfim (PSOL), e Talíria Petrone (PSOL), proposto pelo PL, partido dos bolsonaristas. 

A violência política de gênero e raça, tem sido recorrente no Congresso Nacional, com o propósito de silenciar a voz ativa, assertiva e democrática das parlamentares feministas, antirracistas e defensoras dos direitos humanos. Silenciar as vozes que se levantam contra as injustiças, denunciando a truculência do autoritarismo e do jogo pesado que rifa a vida das mulheres e meninas brasileiras, das pessoas trans e dos povos originários e negros do Brasil.

Neste momento parlamentares de extrema direita da Câmara Federal, tentam cassar o mandato das seis deputadas, porque elas enfrentaram sem medo a absurda proposta do Marco Temporal – um projeto que quer retirar os povos originários de seus territórios, desrespeitando sua existência e direitos.

Essa ameaça é um golpe! É um ataque feroz à democracia e àquelas que lutam contra a destruição nacional promovida pela agenda de extrema direita e bolsonarista. Ao lado das deputadas, manifestamos nossa irrestrita solidariedade e apoio em defesa de seus mandatos, da luta dos povos indígenas e contra o Marco Temporal.

Brasília, 12 de junho de 2023.

Ato contra a cassação das deputadas federais do PSOL e PT no Congresso Nacional, em Brasília. Foto: Acervo AMB. Foto: Acervo AMB.

Assinam:

AMNB-Articulação de Mulheres Negras Brasileiras

ANJF – Articulação Nacional de Jovens Negras Feministas

AMB – Articulação de Mulheres Brasileiras

CFEMEA – Centro Feminista de Estudos e Assessoria

CDD – Católicas pelo Direito de Decidir

FENATRAD – Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas

REDEH – Rede de Desenvolvimento Humano

RFS – Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos

RENFA – Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas

RMNE – Rede de Mulheres Negras Evangélicas

EIG – Evangélicas pela Igualdade de Gênero

CLADEM/BRASIL