Mulheres da Pan-Amazônia: Direitos, Corpos e Territórios por Justiça Socioambiental e Climática

Aconteceu, nesta sexta (04) em Belém-PA, a Plenária “Mulheres da Pan-Amazônia: Direitos, Corpos e Territórios por Justiça Socioambiental e Climática”;

A Plenária Transversal é parte das atividades do Diálogos Amazônicos que está acontecendo entre os dias 4 à 6 de agosto em Belém do Pará, envolvendo entidades, movimentos sociais, agências governamentais e centros de pesquisa do Brasil e demais países da pan-amazônia.

A Plenária contou com a participação de Cida Gonçalves (Ministério das Mulheres), Paula Gomes (Secretaria das Mulheres do Pará), Nina Kantcheva (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), Eunice Guedes (Articulação de Mulheres Brasileiras), Lúcia Barbosa (Comitê Local Direitos das Mulheres e Defesa da Água da Colômbia), Gahella (FEMUCARINA – Federação Nacional de Mulheres Camponesas, Artesãs, Indígenas, Nativas e Assalariadas do Peru) e Manuela Salomé (Coletivo Luna Creciente).

Foi um momento de reafirmar e exigir que a voz das mulheres panamazônicas seja ouvida e considerada na construção de propostas, iniciativas, compromissos e políticas para frear os processos de violação de direitos e avançar na defesa e garantia dos corpos e territórios Pan-Amazônicos e Andinos.

O encontro “Diálogos Amazônicos” contará com mais de 400 atividades, entre Plenárias e atividades auto-gestionadas, e estima-se que cerca de 10mil pessoas participem ao longo de seus 3 dias. O objetivo é discutir e buscar estratégias conjuntas para a Amazônia, formulando sugestões para a reconstrução de políticas públicas sustentáveis para a região.

O resultado desses debates será apresentado na forma de propostas durante a reunião da Cúpula da Amazônia em que participarão presidentes e representantes de oito países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA): Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.