Militantes de 16 estados se somam através das telas para participar da Plenária Nacional AMB 2021;

Entre os dias 5 e 14 de novembro, em diferentes momentos de encontro, a Articulação de Mulheres Brasileiras realiza sua primeira Plenária Nacional de forma virtual.

Realização da Plenária Nacional de forma virtual entre os dias 05 e 14 de novembro.

A Plenária Nacional da AMB é um momento interno importante de debates sobre nossas lutas, reflexões, amadurecimento e decisões sobre o nosso movimento. Ocorrida sempre de forma presencial, este é o primeiro ano que a Plenária é marcada pelo desafio da virtualidade, devido ao contexto pandêmico que temos vivido no Brasil desde 2020, as telas de celulares e computadores se tornaram o meio possível para a realização deste encontro.

Participam desta Plenária cerca de 200 ativistas de 16 estados brasileiros, são eles: Amapá, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Distrito Federal. A AMB esteve junta nos dias 05 e 06 de novembro e voltará a se reunir dias 12, 13 e 14 para refletir sobre os impactos da conjuntura na vida das mulheres, de sua militância, bem como no conjunto do movimento, para reorientar nossas lutas prioritárias diante da conjuntura, reforçando a importância da manutenção do elo entre nós, da força coletiva e do cuidado como elemento fortalecedor de nosso ativismo.

A realização de uma plenária nacional sob um contexto de crise humanitária nos parece fundamental para reorganizar nossas forças para seguir adiante.

A AMB, bem como os demais movimentos de mulheres autônomos e suprapartidários que incidem para a incorporação das lutas sociais na agenda política institucional do país, terá o desafio de defender os direitos das mulheres como pauta prioritária no debate eleitoral de 2022.

A pandemia impactou nas condições de vida das mulheres militantes, especialmente das mulheres de classes populares, negras, que vivem em condições materiais muito difíceis. Mas também afetou a todas nós em nossas condições subjetivas.

Diante dessa constatação, realizamos um mapeamento interno respondido por 350 companheiras onde propusemos ter um olha para cada uma de nós, ver como a pandemia e o pandemônio estão impactando nossas vidas e nossas condições de reorganizarmos nossos processos de luta em defesa da vida das mulheres e de barrar este governo misógino, genocida, racista que opera a necropolítica.

E como não andamos sós, convidamos companheiras aliadas de nossos processos de luta para nos apoiar na definição de nossa ação na conjuntura. Estiveram nesse debate e construção conosco, na noite do dia 5 de novembro: Noeli Taborda do Movimento de Mulheres Camponesas – MMC, Mazé Morais da Marcha das Margaridas, Ingrid Farias da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistasda – RENFA e Mônica Oliveira da Coalizão Negra por Direitos. Além destas presença virtuais outras parceiras e aliadas nos enviaram vídeos de saudação. Confira a seguir!

Confira em nosso canal de Youtube, os vídeos enviados por nossas aliadas e parceiras na luta feminista para saudar este momento de Plenária Nacional AMB:

Confira aqui uma retrospectiva da última plenária realizada presencialmente pela Articulação de Mulheres Brasileiras, em 2019 no Ceará: