Marcha das Margaridas realiza oficina de construção do Cadernos de Estudos 2023

De 24 à 26 de janeiro aconteceu em Brasília, na sede da CONTAG, a Oficina de Construção do Caderno de Estudos da Marcha das Margaridas 2023. O objetivo da oficina foi construir, coletivamente, orientações quanto aos conteúdos e abordagem político-metodológica para a elaboração do Caderno de Estudos da Marcha. São diversos temas como: racismo, sexismo, violência, justiça sócio ambiental, segurança hídrica e energética, soberania popular, terra, natureza, sóciobiodiversidade, agroecologia, educação, universalização da internet e inclusão digital.

Oficina de Construção do Caderno de Estudos 2023, em Brasília. Foto: Marcha das Margaridas.

O encontrou contou com a participação dos movimentos feministas que compõe a construção da Marcha das Margaridas, dentre eles a Articulação de Mulheres Brasileiras – AMB. Também com a presença da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, que participou da solenidade de abertura da oficina.

Abertura da Oficina de Construção do Caderno de Estudos 2023 com presença da Ministra da Mulher, Cida Gonçalves, em Brasília. Foto: Marcha das Margaridas.

Ao longo da oficina foi destacado o importante papel das mulheres na reconstrução do País e que o novo governo tem compromisso com a retomada de políticas públicas que beneficiam as mulheres do campo, da floresta e das águas. “Estamos no processo de construção da Marcha das Margaridas. Vivemos momentos sombrios e de incertezas. Agora, estamos com muita esperança e precisamos traduzir os nossos problemas em propostas de mudanças. A Marcha é parte de um grande movimento em curso de reconstrução do País e estamos comprometidas com esse projeto”, destacou Mazé Moraes coordenadora da Marcha das Margaridas.

Oficina de Construção do Caderno de Estudos 2023, em Brasília. Foto: Marcha das Margaridas.
Fonte: Marcha das Margaridas