Marcha das Margaridas realiza oficina de construção do Cadernos de Estudos 2023
De 24 à 26 de janeiro aconteceu em Brasília, na sede da CONTAG, a Oficina de Construção do Caderno de Estudos da Marcha das Margaridas 2023. O objetivo da oficina foi construir, coletivamente, orientações quanto aos conteúdos e abordagem político-metodológica para a elaboração do Caderno de Estudos da Marcha. São diversos temas como: racismo, sexismo, violência, justiça sócio ambiental, segurança hídrica e energética, soberania popular, terra, natureza, sóciobiodiversidade, agroecologia, educação, universalização da internet e inclusão digital.
O encontrou contou com a participação dos movimentos feministas que compõe a construção da Marcha das Margaridas, dentre eles a Articulação de Mulheres Brasileiras – AMB. Também com a presença da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, que participou da solenidade de abertura da oficina.
Ao longo da oficina foi destacado o importante papel das mulheres na reconstrução do País e que o novo governo tem compromisso com a retomada de políticas públicas que beneficiam as mulheres do campo, da floresta e das águas. “Estamos no processo de construção da Marcha das Margaridas. Vivemos momentos sombrios e de incertezas. Agora, estamos com muita esperança e precisamos traduzir os nossos problemas em propostas de mudanças. A Marcha é parte de um grande movimento em curso de reconstrução do País e estamos comprometidas com esse projeto”, destacou Mazé Moraes coordenadora da Marcha das Margaridas.