Imagens de Luta: Fórum de Mulheres de Pernambuco – 35 anos de insurreição e conquistas feministas

Imagens de Luta

Na última sexta-feira, 10 de março, o FMPE se reuniu para rememorar e celebrar sua história, momento marcado por lembranças de ações de luta, incidência e que continua ecoando nas mentes e corações de todas e todes que se fizeram presentes. Neste dia foi lançada a publicação FMPE – Imagens de Luta, fruto de um processo de imersão no acervo fotográfico do Fórum, desdobramento da pesquisa Rastros e Levantes em PE.

São 22 postais, um passeio por décadas de muita articulação, estratégias, irreverência feminista e levante contra o cisheteropatriarcado racista. Momento para honrar as que partiram, mas deixaram sua contribuição histórica para o movimento e para a transformação do mundo.

Revisitar imagens, textos e atos permite conhecer nossa história. As imagens dizem muito e nelas compreendamos nossa estética feminista, nossas companheiras e seus corpos políticos. Através delas imergimos resgatando nas memórias das militantes que fazem suas vozes ecoarem, contando das lutas não visíveis, as do cotidiano da construção coletiva e também as conquistas, aquelas que apenas a oralidade é capaz de semear.

Seguimos celebrando nossa história, acolhendo quem chega e construindo a transformação do mundo. Transformar o mundo exige de nós a continuidade das lutas, transpassar a barreira dos anos e décadas, nos manter focadas no ideário político que nos alimenta e para isso precisamos celebrar nossa história tendo a certeza de nossa contribuição como projeto coletivo que somos e seremos.

A versão digital da publicação pode ser acessada no site: www.rastroselevantespe.com

FMPE – Imagens de Luta

A publicação FMPE – Imagens de Luta é fruto de um processo de imersão no acervo fotográfico do Fórum de Mulheres de Pernambuco, movimento feminista, antirracista, anticapitalista e antipatriarcal. A publicação apresenta importantes marcos do movimento ao longo de seus mais de 30 anos, com 22 cartões postais, um livreto e um cartaz. Trata-se de parte de um esforço memorialístico contínuo do FMPE, que tem reiterado que o rememorar é um gesto político e afetivo.

Você pode acessar a publicação digital AQUI!

Ficha Técnica

Pesquisa e Edição: Marcela Lins e Guilherme Benzaquen
Pesquisa Iconográfica: Comissão de Memória do FMPE, Marcela Lins e Guilherme Benzaquen
Conselho Editorial: Comissão de Memória do FMPE
Orientação: Fabiana Bruce
Projeto Gráfico: Rodrigo Souza Leão
Digitalização de Imagens: Luísa Nóbrega
Produção e Produção Executiva: Rodrigo Cavalcanti

Assista também:

A matéria da TV Pernambuco sobre a publicação