GIRO AMB – Pará

Confira aqui o que rolou nos estados no processo de construção deste mês de luta feminista, as principais atividades, atos e as avaliação dos territórios sobre as ações, mobilizações, alianças entre movimentos e debate com a sociedade. 


O Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense/FMAP – por meio de coletivos como o Elza’s e CMAM, MAMEP, Mulheres do Tapanã, GEMPAC, GMB, CEDENPA, Grupo de Mulheres Felipa Aranha, mulheres da economia solidária e outras – realizou uma série de atividades e incidências, durante o mês de março, em diversas regiões do estado. 

Dentro da programação aconteceram rodas de conversa com temas de pobreza menstrual e violência, oficinas de poesia, ações de construção de lambes e doações de absorventes. 



Nos dias 6 e 8, o Fórum participou dos atos de 8 de março, junto a outros movimentos. As ações e atividades ocorreram nos municípios de Belém, Ananindeua, Salvaterra e Altamira, e contaram com companheiras camponesas e ribeirinhas. Em Belém foi realizada a performance “Nossos nós da Amazônia”, que alertou para o impacto dos projetos genocidas do agronegócio e garimpo na vida das mulheres e povos da floresta. 



Tais ações coletivas possibilitaram aprofundar novas parcerias – como o Coletivo Manas, coletivo de mulheres fotógrafas e integrantes do Lambe Pela Democracia. A partir daí foi realizada uma maratona de lambes com o tema “Pela vida das Mulheres”, fixados em viadutos e bairros periféricos. Também se ‘parceirizou’, no bairro Satélite, com o coletivo da Rede Gelotecas – O Pará Que Lê e com o movimento de mulheres MAMEP e a Associação Filhos do Ilê Axé Ofá Kare – AFAIA, de religião de matriz africana. 

O FMAP observou que conseguiu manter alianças e parcerias importantes para a construção deste mês de luta, resultando em uma avaliação positiva, necessária e potente. Também destacou a necessidade de, cada vez mais, agrupamentos e coletivos da região se apropriarem e fortalecerem o artivismo para construção de intervenções que dialoguem com mais mulheres.


logos da Articulação de Mulheres Brasileiras, do Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense e do Movimento de Articulação do Estado do Pará.
#PraTodesVer – Em frente a uma casa de paredes brancas um grupo de treze pessoas, entre homens e mulheres, pousam para a foto. Na parede da casa há vários lambe-lambes diversos e também. pintadas na parede, as logos da Articulação de Mulheres Brasileiras, do Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense e do Movimento de Articulação do Estado do Pará.