GIRO AMB – Amazonas
Confira aqui o que rolou nos estados no processo de construção deste mês de luta feminista, as principais atividades, atos e as avaliação dos territórios sobre as ações, mobilizações, alianças entre movimentos e debate com a sociedade.
As companheiras da Articulação de Mulheres do Amazonas – AMA, que vinham desde janeiro construindo o ato unificado de Manaus, participaram da caminhada pelo centro da cidade em direção à Praça da Saudade, onde uma grande ciranda encerrou a caminhada e marcou o início do ato cultural. Marcaram presença neste várias artistas e artesãs, encerrando esse dia de luta e mobilização. Para a AMA, a articulação prévia com movimento de mulheres, movimento sindical, partidos e outros movimentos sociais, foi essencial para construir e sustentar um ato de 5 horas de duração.
Em Manaus, após cerca de dois anos sem ocupar as ruas, o Fórum Permanente de Mulheres do Amazonas – FPMM participou de atividades de roda de conversa e um seminário com mulheres indígenas da região. Em ato, na frente da Delegacia Especializada em Combate à Violência contra as Mulheres, as militantes protestaram com participação do Baque Mulher Amazonas e outras entidades. “Foi um momento marcante”, disse o FPMM sobre o retorno das manifestações de rua.