Frente Ampla Estadual pela Renda Básica realiza ato denunciando a negligência do governo pernambucano com as famílias atingidas pelas chuvas

Nesta quarta-feira (01/06), às 12h, comitês populares, ativistas, cidadãos e cidadãs, ONG’s, grupos e movimentos sociais se reuniram para exigir ações emergenciais para a população afetada pelas chuvas 

Manifestação no centro do Recife. Foto: Fran Ribeiro/FMPE

As fortes chuvas que atingiram Pernambuco nos últimos dias já somam 104 mortes (atualizado em 01/06), 26 desaparecimentos e 6.170 pessoas desabrigadas em Recife e Região Metropolitana. O cenário de destruição das casas assusta a quem passa por bairros fortemente afetados pelas águas que foram transformadas em lama e devastaram lares. 

Nesse contexto, foi possível observar a ausência do estado na implementação de políticas públicas efetivas de mitigação aos efeitos das mudanças climáticas, de moradia e de transferência de renda. O descaso com as famílias foi visto na falta de prevenção desses problemas e está sendo percebido na ausência de solução a tragédia anunciada. 

Com o objetivo de chamar atenção do poder público, cidadãs e cidadãos, movimentos populares, ONG’s e grupos que fazem parte da Frente Ampla pela Renda Básica Pernambuco*, realizaram um ato nesta quarta (dia 01), às 12h, no do Centro do Recife.

Foto: Fran Ribeiro/FMPE

A manifestação saiu do centro de Recife em direção ao Palácio do Governo, onde foi realizado um ato simbólico em que companheiras de comunidades afetadas junto ao Fórum de Mulheres de Pernambuco se melaram com a lama das enchentes para representar as milhares de vítimas do descaso do estado. Durante o ato o grito de revolta que ecoou em forma de jogral foi: “Nos deram o caos, nós devolvemos a lama”. Em seu perfil nas redes o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto Pernambuco, declarou: “Estaremos nas ruas até que haja reparação e se construam políticas para que não se repita”.

Além das iniciativas solidárias de assistência emergencial, os grupos afirmam a necessidade de incidir politicamente junto ao poder público para expor a ausência do Estado nos territórios e cobrar por medidas eficazes, ao invés de ações de cunho eleitoreiro.

Para a Frente Ampla pela Renda Básica, as ações urgentes e efetivas se dão na garantia da renda básica, moradia, água e alimento para essas pessoas que estão vivendo em extrema vulnerabilidade social.

Assista o vídeo produzido pela Fórum de Mulheres de Pernambuco e Articulação de Mulheres Brasileiras e ajude a ampliar a denúncia:

*A Frente Ampla Pela Renda Básica Pernambuco: é uma coalizão que reúne comitês populares pela renda básica, grupos, coletivos, ONG’S, movimentos socais, ativistas e cidadãos e cidadãs, que defendem uma distribuição de renda urgente e necessária para as pessoas em situação de vulnerabilidade social no estado de Pernambuco. Acreditamos que a renda básica é a maneira mais viável de enfrentar a pobreza e alcançar a justiça social através da distribuição de renda.