Vitória da pressão e resistência popular no Amazonas!

Em dias de ato e protesto – realizados nesta quinta (22) e sexta (23) em Manaus – movimentos e entidades conseguem barrar entrega de título de cidadão amazonense à Bolsonaro.

Protesto na capital da Amazonas contra homenagem à Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução redes sociais.

A concessão do título de cidadão amazonense a Jair Bolsonaro causou, nesta semana, revolta e protestos em Manaus. Na quinta (22) em ato simbólico militantes feministas, professores, historiadores e advogados devolveram os títulos entregues pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas que pretendia homenagear, além destes, o presidente genocida.

Dentre as pessoas que devolveram suas honrarias estavam Antônia Barroso, Luzanira Varela, Francy Júnior e Neila Gomes dos Santos, integrantes do Fórum Permanente das Mulheres de Manaus/Articulação de Mulheres Brasileiras. “Nós devolvemos as homenagens que recebemos como forma de repudiar o ato da Assembleia Legislativa de titular o genocida Jair Bolsonaro como cidadão amazonense. É um ato de revolta. Esta pessoa é responsável por mais de 12 mil mortes aqui no nosso estado”, declarou Francy Júnior ao jornal Amazônia Real.

Homenageados devolveram títulos concedidos pela Assembleia. Foto: Reprodução rede sociais.

Na última sexta (23) diversas categorias, movimentos e entidades voltaram a se manifestar, desta vez em caminhada pelas ruas de Manaus. Durante o ato foram espalhas no chão fotos dos deputados e deputadas que votaram a favor da entrega do título à Bolsonaro, e cruzes pretas em memória das vítimas da crise sanitária no Amazonas. A intervenção foi realizada pelas mulheres do Fórum Permanente, que também passaram argila no rosto “pela simbologia, a argila é sagrada para o povo preto e indígena, é terra que floresce, dá a vida e é também a terra que recebe mais de doze mil mortos pelo negacionismo do Estado”, relatou Francy Junior.

O ato foi recebido no Centro de Convenções da capital com truculência policial e houve tumulto, uma mulher chegou a cair após ser empurrada pela polícia. Entretanto com a pressão popular os deputados não prosseguiram na entrega do título de cidadão amazonense à Bolsonaro, que se encontrava presente no local, em passagem pela cidade.

Feministas de Manaus exigiram revogação do título de cidadão à Bolsonaro

O Projeto de Lei que concedeu o título de cidadão amazonense à Jair Bolsonaro, de autoria do deputado estadual Delegado Péricles (PSL), foi aprovada em sessão ordinária no dia 20 de abril.

O Fórum Permanente de Mulheres de Manaus protocolou um ofício, com adesão de 27 organizações, na quinta (22) com o pedido de revogação da aprovação do PL.

“Entendemos que a concessão do título é uma grave afronta a sociedade amazonense, ainda enlutada pelas mais de doze mil vítimas da covid-19 no estado. Vale destacar que a maior tragédia vivenciada pela população amazonense poderia ter sido evitada se o presidente da república tivesse agido de forma efetiva no combate à pandemia. Mas o que se verificou foi o negacionismo, a utilização de tratamentos comprovadamente ineficazes e a demora na aquisição de vacinas. No Amazonas ainda houve o agravante de terem ignorado os alertas sobre a falta de oxigênio”

Fórum Permanente de Mulheres de Manaus em ofício aos deputados.