Comissão Coordenadora da Marcha das Margaridas avalia conjuntura para atualizar eixos da plataforma política

FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi
Oficina da Marcha das Margaridas, em Brasília. Foto César Ramos/Contag.

A conjuntura atual do Brasil é de aumento da fome e da pobreza, de perdas e violações de direitos, de desmonte das políticas públicas, ameaça à democracia e à soberania nacional, de aumento da violência, entre outros problemas e retrocessos gerados pelo modelo de desenvolvimento neoliberal em curso no País.

Os grupos sociais mais afetados por esta conjuntura são a classe trabalhadora, os movimentos sociais e sindical, as populações do campo, da floresta e das águas, em especial as mulheres, populações negras, indígenas e mais pobres. Os impactos vão desde o desemprego, a fome, a pobreza, a sobrecarga de trabalho, aumento de todas as formas de violência, inclusive o feminicídio, perdas de direitos, entre outros.

Frente a esse cenário, as Margaridas já estão preparando a 7ª Marcha das Margaridas, que irá ocorrer em 2023, e realizaram a Oficina de Avaliação do 1º Módulo e preparação do 2º e 3º módulos do Curso Nacional de Formação Político Sindical: Mulheres e Desenvolvimento Territorial Sustentável – para alimentar e nutrir transformações sociais, entre os dias 09 e 11 de maio, na sede da CONTAG, em Brasília, reunindo as secretárias de Mulheres da Confederação e das Federações filiadas, e as representantes das organizações parceiras.

Oficina da Marcha das Margaridas, em Brasília. Foto César Ramos/Contag.

As companheiras aproveitaram essa 2ª reunião ampliada de preparação da Marcha das Margaridas para fazer essa profunda análise como processo de atualização dos eixos temáticos da maior e mais efetiva ação de luta das mulheres do campo, da floresta e das águas. “Da última reunião para cá surgiram novos elementos da conjuntura. Para prepararmos bem a Marcha das Margaridas, precisamos sempre olhar para o chão que estamos pisando para construir os novos passos e construir a nossa plataforma com eixos temáticos bem atuais”, avalia a secretária de Mulheres da CONTAG e coordenadora geral da Marcha das Margaridas, Mazé Morais.

Segundo Mazé, outro resultado da reunião foi a discussão sobre a elaboração de proposta de Carta Política das Margaridas para as(os) candidatas(os) do campo progressista, em especial as candidaturas orgânicas do Sistema Confederativo CONTAG e das organizações parceiras da Marcha. “A nossa meta é finalizar e apresentar a Carta Política até o mês de junho para incidir diretamente nos projetos e programas de governo e do legislativo, principalmente nas questões estruturantes que impactam diretamente a vida das famílias, principalmente das mulheres, como a questão da fome, que tem impactado de forma perversa na vida das companheiras”, explicou a dirigente.

Além desses debates, a programação da oficina também focou na socialização e na pactuação dos acúmulos da construção da Marcha em relação ao caráter, objetivos, eixos, parcerias, mobilização, comunicação, financiamento, ato em Brasília e agenda nacional, entre outros temas.

“Foram três dias de muito trabalho e debate coletivo. Tenho certeza que a cada reunião vamos nos fortalecendo e nos mantendo firmes na luta e sempre acreditando na realização de mais uma Marcha das Margaridas potente, diversa, propositiva e protagonizada pelas mulheres do campo, da floresta, das águas e das cidades. E, dessa vez, estamos confiantes de que iremos conseguir entregar uma pauta para um governo popular e democrático”, defendeu Mazé Morais.

Mesmo com todo esse cenário desolador que passa o País, as mulheres estão cada vez mais fortes, e esse sentimento anima ainda mais esse processo preparatório. “Analisando a conjuntura, que não está fácil, as mulheres disseram que, independente do cenário no próximo ano, vamos estar nas ruas de Brasília lutando e dizendo que as Margaridas estão aqui por uma sociedade mais justa, igualitária e em defesa da democracia”, completou.

Oficina da Marcha das Margaridas, em Brasília. Foto César Ramos/Contag.