Coalizão Negra Por Direitos convoca 13 de maio de lutas contra o racismo no Brasil

Nesta quinta (13) acontecerão manifestações em diversas cidades do país pelo fim do racismo, do genocídio negro, das chacinas e pela construção de mecanismos de controle social da atividade policial

Neste 13 de maio, Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo, a Coalizão Negra Por Direitos convoca manifestações em todo o país para exigir justiça para as vítimas do massacre na Favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, e de todas as operações policiais que resultaram nas mortes nas favelas e comunidades do Brasil.

“NEM BALA, NEM FOME, NEM COVID. O POVO NEGRO QUER VIVER!”. A reivindicação por Auxílio Emergencial de R$ 600 até o fim da pandemia, o direito da população negra à vacina contra o coronavírus pelo SUS e o Fora Bolsonaro compõem as reivindicações que estão descritas em manifesto divulgado pelo movimento:

LEIA AQUI O MANIFESTO DA COALIZÃO NEGRA SOBRE JACARÉZINHO-RJ E PELO FIM DO GENOCÍDIO DO POVO NEGRO

Os atos do “13 de maio de lutas” são realizados por organizações que compõem a Coalizão Negra Por Direitos e entidades parceiras. Devem ocorrer manifestações em todos os estados, mais Distrito Federal. As ações levarão às ruas pautas do movimento negro contra a violência do Estado e o genocídio negro. As organizações dos protestos orientam quem for participar para comparecer de máscaras, higienizar as mãos com álcool gel constantemente e manter, o quanto possível, o distanciamento social seguro.

Nas redes sociais, fortaleça, utilizando as hashtags:

#ChacinadoJacarezinho
#CoalizãoNegraPorDireitos
#ForaBolsonaroGenocida
#13DeMaioNasRuas

Confira a programação dos atos pelo país nas redes sociais da Coalizão:

Fonte: Coalizão Negra por Direitos


Material da Articulação de Mulheres Brasileiras em apoio ao dia de luta chamado pela Coalizão