As mulheres lésbicas querem viver com direitos e amar sem violências: existimos, resistimos e lutamos!

Neste dia 29 de agosto – Dia da Visibilidade Lésbica, saudamos a luta e resistência de todas as mulheres lésbicas, cis e trans. Reafirmamos que existimos e temos orgulho de sermos quem somos!

Celebramos o legado de mulheres sapatões que abriram caminhos e conquistaram direitos com muita luta, enfrentando a negação de suas vivências e diversos preconceitos.

Sabemos que os desafios persistem e, para vivermos plenamente nossas vidas, nossos amores, nossos sonhos, precisamos do compromisso e responsabilidade do poder público, das instituições e da sociedade, pois ainda sofremos inúmeros tipos de violências institucionais, sociais e familiares.

Nossa luta segue necessária e não iremos nos calar!

Denunciamos uma sociedade que nega os direitos das mulheres lésbicas, viola seus corpos com o estupro corretivo, questiona sua maternidade e seus casamentos, invisibiliza suas subjetividades, ao mesmo tempo que as sobrecarrega e exige o trabalho de cuidados de outros membros da família.

Dizemos basta a qualquer retrocesso e às enormes violências sofridas, inclusive as violências políticas quando mulheres lésbicas ocupam espaços institucionais representativos.

Reivindicamos orçamento das políticas públicas e serviços de qualidade que garantam o atendimento às necessidades de saúde, à justiça reprodutiva, aos direitos civis e sociais, respeitem as individualidades e assegurem uma vida livre de violências e preconceitos.

Nos queremos vivas para ser, amar e celebrar!