AMB vai à Brasília reforçar as pautas, demandas e o protagonismo dos povos da Amazônia

Entres os dias 3 e 5 de abril, uma delegação do Comitê do Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA/Brasil) representada por participantes do Estado do Pará, Amapá, Amazonas, Rondônia, Maranhão e também com a participação da Rede Eclesial da Panamazônia (REPAM) e da Secretária de Estado dos Povos Indígenas do Amapá, Simone Karipuna, estiveram em Brasília para realizar agendas com ministérios e setores do governo.

Com a Secretaria Geral da Presidência, assessoria especial da Presidência. Foto: Acervo AMB.

Pela Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) participaram da comitiva as companheiras Eunice Guedes, Nilde Sousa e Socorro Papoula que compõem atualmente a Secretaria Executiva do FOSPA/Brasil.

O objetivo desses encontros com setores governamentais foi dialogar sobre o FOSPA, as agendas para os próximos 2 anos e reforçar as demandas e o protagonismo dos povos da Amazônia; levantando as pautas da sociedade civil para o evento Cúpula dos Presidentes da Panamazônia, que acontecerá em agosto 2023, na cidade de Belém-PA, e que irá tratar das questões ambientais e sociais dos países desta região.

Durante estes dias estivemos reunidas com o Ministério dos Povos Indígenas e com a secretária Juma Xipaya. Também com a assessora de participação social, Natalia Mori, e de relações internacionais do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e, ainda, com a Secretaria Geral da Presidência – assessoria especial da Presidência – Ministro Márcio Macedo. Já no Ministério do Meio Ambiente reunimos com a Secretária Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais.

Além destas agendas, reunimos com a Organização de Tratado da Cooperação Amazônica (OTCA) através de seu Diretor Executivo Sr. Carlos Lazary e equipe da OTCA, além dos parlamentares deputado Airton Faleiro (PT/PA) e do Senador, pelo estado do Amapá, Randolfe Rodrigues.

Nas conversas foi entregue o documento com reivindicações da Declaração do X FOSPA, realizado em julho de 2022 na cidade de Belém, e uma carta escrita pelas entidades FOSPA, REPAM e Assembleia Mundial pela Amazônia (AMA), representativas dos povos da Panamazônia, que foi dirigida aos Presidentes que participarão da Cúpula dos Presidentes da Amazônia, em agosto de 2023.

Reunião com assessoria de Participação Social e assessoria de Relações Internacionais do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. Foto: Acervo AMB.