AMB vai à Brasília reforçar as pautas, demandas e o protagonismo dos povos da Amazônia
Entres os dias 3 e 5 de abril, uma delegação do Comitê do Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA/Brasil) representada por participantes do Estado do Pará, Amapá, Amazonas, Rondônia, Maranhão e também com a participação da Rede Eclesial da Panamazônia (REPAM) e da Secretária de Estado dos Povos Indígenas do Amapá, Simone Karipuna, estiveram em Brasília para realizar agendas com ministérios e setores do governo.
Pela Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) participaram da comitiva as companheiras Eunice Guedes, Nilde Sousa e Socorro Papoula que compõem atualmente a Secretaria Executiva do FOSPA/Brasil.
O objetivo desses encontros com setores governamentais foi dialogar sobre o FOSPA, as agendas para os próximos 2 anos e reforçar as demandas e o protagonismo dos povos da Amazônia; levantando as pautas da sociedade civil para o evento Cúpula dos Presidentes da Panamazônia, que acontecerá em agosto 2023, na cidade de Belém-PA, e que irá tratar das questões ambientais e sociais dos países desta região.
Durante estes dias estivemos reunidas com o Ministério dos Povos Indígenas e com a secretária Juma Xipaya. Também com a assessora de participação social, Natalia Mori, e de relações internacionais do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e, ainda, com a Secretaria Geral da Presidência – assessoria especial da Presidência – Ministro Márcio Macedo. Já no Ministério do Meio Ambiente reunimos com a Secretária Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais.
Além destas agendas, reunimos com a Organização de Tratado da Cooperação Amazônica (OTCA) através de seu Diretor Executivo Sr. Carlos Lazary e equipe da OTCA, além dos parlamentares deputado Airton Faleiro (PT/PA) e do Senador, pelo estado do Amapá, Randolfe Rodrigues.
Nas conversas foi entregue o documento com reivindicações da Declaração do X FOSPA, realizado em julho de 2022 na cidade de Belém, e uma carta escrita pelas entidades FOSPA, REPAM e Assembleia Mundial pela Amazônia (AMA), representativas dos povos da Panamazônia, que foi dirigida aos Presidentes que participarão da Cúpula dos Presidentes da Amazônia, em agosto de 2023.