AMB no Stop Bolsonaro Mundial

Neste último domingo, 31, o mundo parou para dizer basta a política de morte do governo Bolsonaro. Confira aqui a posição da AMB na plenária ao vivo:

Nós da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), como articulação feminista que luta contra o patriarcado, o racismo e o capitalismo nos posicionamos radicalmente contra este governo QUE COLOCA O LUCRO ACIMA DAS VIDAS. Estamos em diferentes espaços de enfrentamento a esse governo e desde o princípio assumimos a estratégia política Fora Bolsonaro e Mourão.

Compreendemos que mais que figuras autoritárias, misóginas, preconceituosas, elas representam um projeto fascista, que aniquila a classe trabalhadora de diferentes formas, principalmente a população mais pobre. Estamos falando de mulheres, negros e negras, das pessoas que residem nas periferias e se ocupam em trabalhos precários.

A nossa luta se reafirma antissistêmica, em um contexto que exige direcionar nosso olhar atento e nossas ações para enfrentarmos as forças políticas dessa conjuntura. Para forçar a derrubada dessa extrema direita ultraneoliberal que chegou ao poder.

Temos um governo que se nega a adotar quaisquer medidas Emergenciais para amenizar os impactos da pandemia na vida das mulheres. Parar Bolsonaro não é o suficiente. Queremos denunciar o Governo Bolsonaro-Mourão, todos os bolsonaristas e as instituições coniventes com a tragédia brasileira. Queremos parar o Bolsonarismo, os poderes e estruturas do capital que o sustentam, e varrê-lo para a lata de lixo da história.

Vivemos crises ambientais e violências contra indígenas e quilombolas, recorrentes despejos nas áreas urbanas e rurais e a crise sanitária. Um contexto de crise econômica agravada, onde grande parte de nossa população vive situações de miséria, desemprego, perda de direitos trabalhistas e previdenciários, o que sobrecarrega ainda mais às mulheres. As várias medidas perversas de Bolsonaro, que por vezes tem a aparência de irresponsáveis e negligentes, não escondem seu projeto de morte que levou a perda de mais de 220 mil pessoas.

Nós mulheres há anos gritamos ELES NAO. “Eles não!” porque nos matam por sermos mulheres, negros e negras,  LGBTS, nos matam por fome, por descaso e por ódio.  Isso faz a organização da nossa revolta e indignação diante de tantas mortes evitáveis, fundamental. Diariamente somamos perdas e aumentam nosso luto e nossa dor. PRECISAMOS PARÁ-LOS!

Esse governo e a elite brasileira deixam de prestar assistência e matam as pessoas de fome, ao deixar os corpos frágeis, exauridos e sem condições de resistirem à Covid-19. Aceleram um processo de destruição das políticas públicas, que impactam na vida das mulheres, já sobrecarregadas na responsabilização pela sobrevivência de suas famílias e com nossos direitos cada vez mais negados

O fundamentalismo religioso e o conservadorismo que esse governo também representa a cada dia autoriza mais mortes com seus discursos de ódio. Na semana da visibilidade trans, termos notícia da ANTRA que 2020 foi o ano que mais assassinou trans e travestis. Promove uma guerra contra o Feminismo, buscando o retorno da mulher à vida doméstica, ENDIVIDANDO a classe trabalhadora, e aumentando a Violência Contra as mulheres e feminicídios. Essa aliança conservadora se constrói propondo controle sobre nossa autonomia reprodutiva, culpando crianças por violências, assassinando corpos dissidentes e exterminando a juventude negra e periférica por instituições racistas. Vivemos diversas situações de impedimento de acesso contínuo ao Aborto legal e seguro e não acesso aos métodos contraceptivos para prevenção de gravidez não desejadas, agravadas em tempos de pandemia.

Queremos fazer desse espaço mais um espaço de denúncia coletiva desse projeto de morte que deliberadamente age para destruir o povo brasileiro e expropriar nossos corpos e territórios em prol do fortalecimento dos ricos. As ações desse governo não são de omissão, elas se direcionam intencionalmente para nos matar, nos tirar tudo o que temos, tentam nos asfixiar com a perversidade e dispersar com suas falas grotescas e violentas

Exigimos PARAR BOLSONARO E MOURÃO E SEU PROJETO GENOCIDA. Defendemos a vacina como direito coletivo para todas as pessoas e queremos dar visibilidade à situação dos povos indígenas e do povo manauara, permanecendo na construção das ações de solidariedade enquanto AMB em articulação com ações locais. Na sexta no Fórum Social Mundial, a AMB organizou a atividade SOS Manaus, convidamos a todas a ouvirem as denúncias ali feitas em nosso canal do youtube.

STOP BOLSONARISMO! PARE BOLSONARO E MOURÃO! POR NOSSAS VIDAS! POR VACINAS PARA TODAS AS PESSOAS! PELO SUS E PELO SUAS! PELA TAXAÇÃO DAS GRANDES FORTUNAS! POR UMA RENDA BÁSICA PERMANENTE! PELA LEGALIZAÇÃO DO ABORTO! PELO FIM DAS VIOLÊNCIAS CONTRA NOSSOS CORPOS E TERRITÓRIOS! VAMOS DERRUBAR O GOVERNO!

Você pode conferir aqui a posição da aqui durante a plenária ao vivo do Stop Bolsonaro Mundia