AMB no Encontro Mulheres com Lula para Reconstruir o Brasil

No dia 10 de março de 2022 fomos convidadas, junto com diversos movimentos de mulheres, para fazer uma fala no Encontro Mulheres com Lula para Reconstruir o Brasil, que aconteceu em São Paulo com transmissão para todo Brasil. Confira nossa fala na íntegra:

Fotografia da representante da AMB, Elisa Aníbal, falando com o microfone nas mãos, diante de um grande telão com imagem em azul de Lula com diversas mulheres e escrito: "Mulheres com Lula".
Fotografia da representante da AMB, Elisa Aníbal, falando com o microfone nas mãos, diante de um grande telão com imagem em azul de Lula com diversas mulheres e escrito: “Mulheres com Lula”.


“Companheiro Lula, eu sou uma jovem do interior de Pernambuco, que cresceu durante o governo Lula e Dilma. Minha mãe é uma trabalhadora rural, fui aluna do PROUNE e minha irmã, hoje em dia, faz doutorado em medicina, mas foi bolsista da Universidade Federal (de Pernambuco), mas eu tô aqui não é pra falar de mim não, eu tô aqui para falar por todas as mulheres que constroem a Articulação de Mulheres Brasileiras, em todos os agrupamentos, em todo país e especialmente no norte e no nordeste.

Tô aqui para dizer que políticas públicas universais de acolhimento e afeto para as mulheres permeiam a dignidade e uma verdadeira democracia para esse país, não existe democracia se ela não for feita para as mulheres, pensada para as mulheres e construída por mulheres. A democracia, ela precisa permear nossos corpos, falar de direitos sexuais e direitos reprodutivos é entender que as mulheres e as pessoas com útero precisam ter dignidade pra escolher gestar, para gestar, para parir, no abortamento, livre de violências e com dignidade. As mulheres precisam criar seus filhos livres da violência policial, que mata os meninos pretos todos os dias.

"Transformando o Mundo pelo Feminismo" e a logo da AMB, diante de um grande telão com imagem em azul de Lula com diversas mulheres e escrito: "Mulheres com Lula".
Fotografia da representante da AMB, Elisa Aníbal, segurando uma bandana laranja escrita: “Transformando o Mundo pelo Feminismo” e a logo da AMB, diante de um grande telão com imagem em azul de Lula com diversas mulheres e escrito: “Mulheres com Lula”.

A gente precisa falar aqui de dignidade, de luta, de saúde das mulheres que formam esse país da classe trabalhadora. A maior parte desse país e dessas famílias são chefiadas por mulheres nós não queremos as famílias órfãs por causa da não política pública! Queremos direitos sexuais, queremos direitos reprodutivos, queremos luta, mas queremos sobretudo dizer que nunca mais o que aconteceu com a menina do Espirito Santo no CISAM se repita. E é por isso, companheiro, que com esse corpo que estava lá e que botou esse corpo politico para jogo, pela democracia e pela vida de todas as mulheres e meninas eu queria te entregar o lenço do Feminismo é Revolução, para dizer que a revolução, nesse país, vai acontecer a partir das mulheres.

E eu não podia deixar de dizer que a nossa luta é todo dia, contra o racismo, machismo e lesbotransfobia!”

Fotografia de Elisa Aníbal (AMB) e Luiza Batista (FENATRAD) em evento com um grande telão ao fundo com imagem em tom de roxo de Lula com diversas mulheres e escrito: "Mulheres com Lula". As duas seguram, juntas, uma bandana laranja escrita: "Transformando o Mundo pelo Feminismo" e a logo da AMB
Fotografia de Elisa Aníbal (AMB) e Luiza Batista (FENATRAD) em evento com um grande telão ao fundo com imagem em tom de roxo de Lula com diversas mulheres e escrito: “Mulheres com Lula”. As duas seguram, juntas, uma bandana laranja escrita: “Transformando o Mundo pelo Feminismo” e a logo da AMB

Confira o vídeo:

Descrição do vídeo: Vídeo com integrante da AMB em um palco. Ao fundo, telão em tons de roxo com fotografia de Lula abraçado e diversas mulheres e escrito: “Mulheres com Lula para construir o Brasil”. De pé, no palco, uma integrante da AMB fala ao microfone, em torno, várias mulheres sentadas em poltronas e, no centro, Lula. Ele recebe das mãos da integrante uma bandana roxa escrita em branco: “Feminismo é revolução” e logo da Articulação de Mulheres Brasileiras. Fim da descrição.