A AMB RN realiza atividades de fortalecimento em fevereiro

Nos dias 10, 12 e 13 de fevereiro aconteceram no Rio Grande do Norte três atividades de fortalecimento local, no formato híbrido – virtual e presencial: “Gênero e o Enfrentamento ao Racismo”, “Fortalecimento da AMB/RN” e a “1° Feijoada Cultural de Fortalecimento das Mulheres na Percussão e na Vida.” As atividades fazem parte das oficinas do processo de fortalecimento da Articulação de Mulheres Brasileiras no RN.

As atividades foram realizadas pelo coletivo Leila Diniz, GAMI-RN e pela Coletiva Motim Feminista. Sendo as duas primeiras situadas na capital, Natal, e a Motim no município de Mossoró. As atividades contaram com o apoio da Articulação de Mulheres Brasileiras e da União Europeia, com o objetivo de fortalecer a luta feminista em tempos tão difíceis. À propósito: fortalecer, compartilhar e unificar, foram as três palavras norteadoras destes momentos.

Sobre fundo lilás, uma tela de computador com cinco janelas e as participantes de uma reunião virtual. São integrantes do agrupamento da Articulação de Mulheres Brasileiras do Rio Grande do Norte. Quatro janelas trazem uma mulher sorrindo, em uma janela central, um grupo de mulheres sentadas em semicírculo.
Sobre fundo lilás, uma tela de computador com cinco janelas e as participantes de uma reunião virtual. São integrantes do agrupamento da Articulação de Mulheres Brasileiras do Rio Grande do Norte. Quatro janelas trazem uma mulher sorrindo, em uma janela central, um grupo de mulheres sentadas em semicírculo.

Fortalecer para transformar


Nas oficinas dos dias 10 e 12 debateu-se os desafios da militância e foi construído um calendário de formação interna entre as coletivas. Também foi tirada uma agenda de reuniões sistemáticas da AMB-RN. A atividade marcou um importante momento de articulação entre as companheiras potiguares, dando mais força e encorajando-as na tarefa de seguir com o projeto transformador do mundo pelo feminismo.

Na atividade do dia 12, que aconteceu na sede do GAMI, mais de dez companheiras participaram da avalição sobre os processos de construção dos atos de 8 de março, em Natal e Mossoró. Também deliberaram sobre a participação dos coletivos nos atos do presente ano.

Diante de uma casa com fachada vermelha e janelas amarelas, na calçada, integrantes do Fórum de Mulheres do Rio Grande do Norte  estão reunidas em um semicírculo.
Diante de uma casa com fachada vermelha e janelas amarelas, na calçada, integrantes do Fórum de Mulheres do Rio Grande do Norte estão reunidas em um semicírculo.

Em Natal, o ato será unificado com outros movimentos, e a AMB-RN sairá as ruas com a batucada do GAMI, suas bandeiras e palavras de desordem no dia 8 de março. Em Mossoró, a Motim fará duas atividades preparatórias com colagem de lambes e uma alvorada feminista, além de estar presente na construção do ato unificado da cidade.

1° Feijoada Cultural de Fortalecimento das Mulheres na Percussão e na Vida


O Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes – GAMI-RN organizou a primeira edição da Feijoda, que contou com a apresentação cultural do grupo Coco de Rosa, direto da vila de Ponta Negra para o bairro do Potengi, fortalecendo as mulheres do projeto Batuque de Mulheres da zona norte de Natal e Região Metropolitana. O evento começou por volta das 11h com uma oficina de percussão, em formato preparatório para o cortejo do 8 de março.

Nos dias 10, 12 e 13 de fevereiro aconteceram no Rio Grande do Norte três atividades de fortalecimento local, no formato híbrido – virtual e presencial: "Gênero e o Enfrentamento ao Racismo", "Fortalecimento da AMB/RN" e a "1° Feijoada Cultural de Fortalecimento das Mulheres na Percussão e na Vida." As atividades fazem parte das oficinas do processo de fortalecimento da Articulação de Mulheres Brasileiras no RN. As atividades foram realizadas pelo coletivo Leila Diniz, GAMI-RN e pela Coletiva Motim Feminista. Sendo as duas primeiras situadas na capital, Natal, e a Motim no município de Mossoró. As atividades contaram com o apoio da Articulação de Mulheres Brasileiras e da União Europeia, com o objetivo de fortalecer a luta feminista em tempos tão difíceis. À propósito: fortalecer, compartilhar e unificar, foram as três palavras norteadoras destes momentos. Fortalecer para transformar Nas oficinas dos dias 10 e 12 debateu-se os desafios da militância e foi construído um calendário de formação interna entre as coletivas. Também foi tirada uma agenda de reuniões sistemáticas da AMB-RN. A atividade marcou um importante momento de articulação entre as companheiras potiguares, dando mais força e encorajando-as na tarefa de seguir com o projeto transformador do mundo pelo feminismo. Na atividade do dia 12, que aconteceu na sede do GAMI, mais de dez companheiras participaram da avalição sobre os processos de construção dos atos de 8 de março, em Natal e Mossoró. Também deliberaram sobre a participação dos coletivos nos atos do presente ano. Em Natal, o ato será unificado com outros movimentos, e a AMB-RN sairá as ruas com a batucada do GAMI, suas bandeiras e palavras de desordem no dia 8 de março. Em Mossoró, a Motim fará duas atividades preparatórias com colagem de lambes e uma alvorada feminista, além de estar presente na construção do ato unificado da cidade. 1° Feijoada Cultural de Fortalecimento das Mulheres na Percussão e na Vida O Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes - GAMI-RN organizou a primeira edição da Feijoda, que contou com a apresentação cultural do grupo Coco de Rosa, direto da vila de Ponta Negra para o bairro do Potengi, fortalecendo as mulheres do projeto Batuque de Mulheres da zona norte de Natal e Região Metropolitana. O evento começou por volta das 11h com uma oficina de percussão, em formato preparatório para o cortejo do 8 de março.
Espaço GAMI-RN. As paredes são coloridas e cobertas por tecido floral em vermelho e azul. Uma bandeira roxa Lesbo Censo Nacional e uma bandeira da Articulação de Mulheres Brasileiras. Um grupo de quatro mulheres tocam instrumentos percussivos e uma mulher toca guitarra diante de um microfone.