28 de setembro na Câmara Federal é marcado por seminário da Frente Parlamentar Feminista Antirracista

O seminário “Desafios da Frente Parlamentar Feminista Antirracista com Participação Popular” reuniu, na última quinta-feira (28) em Brasília, ativistas de diversos movimentos e organizações feministas de todo o Brasil.

A atividade, que aconteceu na Câmara das/os Deputadas/os, debateu as principais questões relacionadas ao direito das mulheres e a relação com a atuação do Legislativo Nacional, e objetivou demarcar o debate do 28 de setembro – dia de luta dedicado à descriminalização das mulheres e legalização do aborto na América Latina.

Além de qualificar e demarcar o debate sobre pontos centrais da agenda feminista no Congresso Nacional, a iniciativa também foi uma oportunidade de fortalecimento da parceria entre ativistas e deputadas integrantes da Frente Parlamentar Feminista Antirracista, ao dar espaço para as vozes dos movimentos e organizações da sociedade civil no parlamento.

Cleide Rezende e Ana Lúcia Conceição, coordenadoras da AMB, estiveram presentes em Brasília representando a Articulação. “É também uma oportunidade de reforçar a urgência para a instalação da Frente, destacando seu protagonismo e missão como um espaço único no parlamento brasileiro de debate dos direitos humanos e das mulheres”, destacaram. “Trata-se de uma iniciativa para promoção de um debate sobre os principais pontos da agenda feminista, no Congresso Nacional”, como os direitos sexuais e reprodutivos, ofensiva fundamentalistas, enfrentamento à violência política de gênero e raça, ataques antidireitos e a discussão da agenda democrática para as mulheres no Brasil.

As militantes AMBistas também participaram de visitas e da incidência em 31 gabinete de parlamentares e deputadas de esquerda.

Fonte: @frentefeministaantirracista